Blogroll

Pages

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Museu dos Capuchinhos quatro anos fazendo história em São Luís











Nestes quatro anos (27/07/07 – 27/07/11), o museu dos capuchinhos passou por várias fases importantes, algumas com ampla divulgação nos meios de comunicação, se consolidando definitivamente na agenda cultural de São Luís como museu de arte sacra.

O museu é considerado "o guardião da memória da missão dos Capuchinhos da Província do Maranhão Pará e Amapá ", por abrigar em seu acervo peças raras doadas pelos frades no período da missão e em outros momentos históricos vivenciados por estes missionários.

Com o cadastro no ano de 2007, no sistema Nacional de Museus, órgão vinculado ao antigo Departamento de Museus, que em 2009 passou a se chamar Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM foi possível uma série de benfeitorias no seu espaço museológico e a qualificação dos recursos humanos através da capacitação em cursos, oficinas e palestras, realizadas no Museu Histórico e Artístico Nacional do Maranhão. Garantindo assim a sua participação nos eventos anuais realizados pelo IBRAM, um desses eventos foi no mês de maio na Semana Nacional de Museus e o outro no mês de setembro na Primavera de Museus.

Reforçando ainda mais a sua divulgação, em outubro de 2008 teve seu cadastro aprovado no Sistema Municipal de Museus de São Luís, através de um Termo de Cooperação Técnica celebrado entre a Prefeitura Municipal de São Luís e a Província do Maranhão Pará e Amapá, sendo São Luís a primeira Capital do Brasil a implantar o Sistema Municipal de Museus.

É oportuno destacar que o museu, na atual gestão do ministro provincial frei José Rodrigues de Araújo tem recebido todo o apoio necessário à sua consolidação como um espaço de preservação da memória da missão dos Capuchinhos dos estados do Maranhão, Pará e Amapá.

Atualmente a nossa intenção é continuar desenvolvendo projetos que contribuam para a divulgação das ações da Província do Maranhão, Pará e Amapá através das exposições, lançamentos de livros, oficinas e palestras, assim como também desenvolver projetos de pesquisa sobre o acervo do museu com o intuito de registrar a memória da missão, cujos resultados serão divulgados em livretos que servirão de fonte de pesquisa para os futuros estudiosos sobre a história da missão dos Capuchinhos da Província do Maranhão, Para e Amapá.















Nenhum comentário:

Postar um comentário