Blogroll

Pages

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Museu da Igreja do Carmo e dos Capuchinhos em destaque no Guia dos Museus Brasileiros


O Museu dos capuchinhos recebeu, na manhã de hoje (21 de julho de 2011), o material referente ao Plano Nacional Setorial de Museus- 2010/2020, e o Guia dos Museus Brasileiros, que foi produzido pelo IBRAM – Instituto Nacional de Museus, que tem por finalidade coordenar a Política Nacional de Museus e que aglomera mais de três mil instituições museais existentes no país.

O material vem expor o Plano Nacional Setorial de Museus – PNSM, criado para ser um instrumento de agenda política e planejamento de setor de museus para os próximos 10 anos, e que leva em conta as necessidades de diferentes áreas do setor museológico. O mesmo vem contendo diretrizes, estratégias, ações e metas, transformadas em atributos de um plano setorial específico para museus. O PNSM foi criado com a participação de todo o setor museológico de forma descentralizada, a partir de propostas elaboradas e debatidas nas plenárias estaduais e distritais e em miniplenárias nacionais, minifóruns setorias e em plenária nacional realizadas durante o 4º Fórum Nacional de Museus em Brasília DF (lembrando que o Museu dos Capuchinhos se fez presente no Fórum sendo representado, pela curadora do museu dos capuchinhos a senhora Maria Iraci Soares Monteiro. Acompanhado do PNSM, veio também um exemplar do Guia nos Museus Brasileiros que traz informações como endereço, tipo de acervo, acessibilidade, infra-estrutura, ano de criação, situação atual e natureza administrativa de todos os museus já mapeados pelo IBRAM no Brasil, é o mais completo e atual guia publicado no país.

No mesmo vem contendo informações relativas do Museu dos Capuchinhos, que teve destaque na página 115, do Guia Brasileiro de Museus, com informações de sua localização e sua acessibilidade, endereço dos meios de comunicação social, o ano de criação, tipo de acervo e horário de visitação.

Saiba mais sobre o convento do Carmo:

Situado na praça João Lisboa também conhecido como largo do Carmo, tendo como referencias datas das primeiras construções de 1612. o Prédio já foi morada dos carmelitas, Escola liceu marinhasse , biblioteca publica, corpo de Bombeiro.Abriga hoje a sede dos frade Capuchinhos, policlínica nossa senhora do Carmo, centro de promoção humana casa do pão de Santo Antonio e o Museu da Igreja do Carmo e da Província Capuchinhos Nossa Senhora do Carmo no piso térreo, que possui um rico acervo sobre a evolução da missão dos frades Capuchinhos e da Província do Maranhão,Pará e Amapá - como instituição religiosa a serviço da comunidade.

Endereço e contatos para agendamento de visitas:

Museu dos Capuchinhos Largo do Carmo, 350 (Praça João Lisboa) Centro São Luís / MA - CEP: 65010-310Fone (098) 3878-0706 – Dias e Horários de Visitas Segunda a Sexta - Feira: das 14h: 00 às 17h: 00 ENTRADA FRANDA!

Lugar: Museu dos Capuchinhos

Fonte: Maria Iraci

Nenhum comentário:

Postar um comentário